Comunidade escolar aprova implantação de Colégio Esportivo Militar no CEM Santa Rita de Cássia, em Palmas

Fonte:

Consulta pública foi realizada na noite dessa segunda-feira, 16, na unidade de ensino

Fábio Almeida/Governo do Tocantins

A comunidade escolar do Aureny I, em Palmas, aprovou, em consulta pública realizada na noite dessa segunda-feira, 16, a implantação do modelo de Colégio Esportivo Militar (Cemil), no Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia. Com a aprovação, a unidade de ensino passará a ter gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO).

O objetivo da parceria é promover uma educação básica de qualidade com inovações pedagógicas e práticas esportivas, proporcionando ao aluno desenvolvimento intelectual, esportivo, preparação para o exercício da cidadania e formação para prosseguir nos estudos posteriores e no exercício de sua atividade profissional. A parceria já acontece em Araguaína, no Cemil Jardenir Jorge Frederico.

Representando o titular da Seduc, Fábio Vaz, a superintendente de Educação Básica, Celestina Souza, ressaltou que houve ampla discussão para a efetivação da parceria. "Antes dessa consulta pública, realizamos várias reuniões com a equipe pedagógica e hoje estamos aqui consultando pais e estudantes para que possamos concretizar essa união entre a Seduc e o Corpo de Bombeiros, que irá agregar bastante no processo de ensino aprendizagem. Estamos ansiosos para o que está por vir e acreditamos que essa parceria trará muitos benefícios para nossos jovens".

O diretor da unidade escolar, Vanderlei Santos Vieira, destacou que a gestão compartilhada irá fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes. "Compreendemos que essa parceria tem como foco a disciplina, o fortalecimento das atividades esportivas, projetos específicos e formações, enquanto a parte pedagógica continuará sob a responsabilidade da equipe escolar, que é altamente profissional. Então essa união vai somar ainda mais ao nosso trabalho".

Moradora da região, Alcione Barbosa da Silva é mãe da estudante Luciana da Silva Magalhães, que está cursando a 1ª série do ensino médio, ela disse que está animada com esse novo modelo. "Estudei meu ensino básico no CEM Santa Rita e hoje estou aqui acompanhando minha filha. Eu acredito que, com essa parceria, os estudantes irão aprender ainda mais e isso é muito importante para a nossa comunidade, pois vai transformar a vida de todos".

CEM Santa Rita de Cássia

Atendendo atualmente 215 estudantes, o CEM Santa de Rita de Cássia foi fundado em 1991 e é uma das principais unidades de ensino médio da região sul de Palmas. Desde 2019, passou a oferecer o ensino em tempo integral pelo Programa Jovem em Ação. A unidade escolar tem capacidade para atender cerca de 700 estudantes.