Fonte:
No Jalapão, governador Wanderlei Barbosa entrega capim-dourado à comunidade Mumbuca
Governador também inaugurou quadra poliesportiva na Escola Estadual Silvério Ribeiro Matos, entregou computador ao Parque Estadual do Jalapão e anunciou a rota que ligará Mumbuca à comunidade Boa Esperança
Kaio Costa/Governo do Tocantins
Com o intuito de auxiliar a comunidade Mumbuca, que teve o campo de capim-dourado queimado durante o período de colheita, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou cerca de 200 kg da matéria-prima para a Associação de Artesãos Extrativistas do povoado. A entrega simbólica ocorreu na tarde desta terça-feira, 3, ocasião em que o Governador também entregou a quadra poliesportiva da Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, situada na comunidade, orçada em R$ 329.127,32.
O governador Wanderlei Barbosa reconhece a importância do capim-dourado para a comunidade Mumbuca e, por isso, fez questão de entregar pessoalmente a matéria-prima à Associação de Artesãos. "Ficamos muito tristes com a notícia da queimada no campo, justamente no período de colheita. Ele colocou em risco, não só a produção dos artesanatos conhecidos mundialmente, mas também os próximos ciclos. Nosso intuito, com esse ato, é prestar apoio e solidariedade a esse grupo", destacou o Governador.
Representando a presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do povoado Mumbuca, Railane Ribeiro, a matriarca da comunidade, Noemi Ribeiro da Silva, conhecida como dotora, agradeceu a atenção do Governo com a doação e garantiu que essa ação trouxe alegria a todos. "Essa ação demonstra como o governador Wanderlei se preocupa com a gente, com a nossa comunidade. Essa matéria-prima vai ser fundamental para nossa produção e todos os artesãos da associação vibraram de felicidade quando souberam da doação", celebrou.
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, ressaltou que o Jalapão é uma prioridade para o Governo do Tocantins e a atenção à comunidade Mumbuca, que vem sofrendo com essa queimada, é a expressão disso. "Estamos aqui duas semanas após o evento infeliz de queimada, que impossibilitou a colheita do capim-dourado. Isso interferiu diretamente na principal matéria-prima dessa comunidade, que sobrevive financeiramente fabricando essas peças", observou o presidente, ao comentar sobre a operação Guardiões do Capim-Dourado, que reuniu as forças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Naturatins e de outras instituições para que esse tipo de situação não ocorra novamente. "Nesse gesto, a gente está entregando a quantidade necessária e suficiente para a comunidade continuar suas atividades sem nenhum impacto negativo ou financeiro no dia a dia deles", pontuou.
Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos
Atendendo, atualmente, 74 alunos com aulas nos períodos matutino e vespertino, a Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos está situada na comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, mas atende estudantes de outras comunidades da região.
A diretora da unidade, Sirlene Matos, agradeceu a inauguração da quadra poliesportiva e declarou que esta é uma demanda aguardada com muita expectativa por todos. "Para nós, é um momento de muita alegria, porque essa quadra vai atender nossos estudantes e toda a comunidade local, tanto na prática de esportes quanto para a realização de eventos. Era um sonho desejado por todos e, hoje, estamos realizando", vibrou.
Também presente no evento, o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, anunciou que, a partir de janeiro de 2024, a Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos passará a atuar em regime de Escola de Tempo Integral (ETI). "Com essa alteração, garantimos que as crianças passem mais tempo na escola, com alimentação e toda a atenção necessária. Criança na escola, é criança protegida. Parabenizo à comunidade e ao governador Wanderlei por todo o trabalho que vem sendo feito", finalizou o secretário.
Durante o evento, também foi entregue um computador para o Parque Estadual do Jalapão, por meio do Naturatins, e foi anunciada a entrega da Rota Beato-Militão, que ligará a comunidade Mumbuca à comunidade Boa Esperança, diminuindo a distância entre comunidades e, dessas, até ao município de São Félix.