Aplicações da segunda etapa do fumacê começam no sábado, 25

Fonte:

Em seguimento ao trabalho de combate à forma alada do mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) inicia neste sábado, 25, segunda etapa de borrifação de inseticida de ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê. No primeiro ciclo, que termina nesta sexta-feira, 24, foram percorridas 20 quadras da Capital. Nesta última etapa, serão mais 11, totalizando 31 localidades.

Para que as aplicações do UBV sejam realizadas com maior eficácia, a Semus orienta a população a manter portas e janelas abertas durante o período de aplicação, que ocorre entre 05 e 08 horas da manhã e 17 e 20 horas. Os moradores estão sendo comunicados antes da aplicação, via carro de som, redes sociais e portal da Prefeitura de Palmas. Moradores que criam abelhas foram orientados e comunicados a respeito da ação.

As aplicações estão sendo realizadas como parte das estratégias adotadas pela Semus no trabalho de combate ao Aedes. A coordenadora técnica do controle vetorial da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Lara Betânia Melo Araújo, ressalta que o "fumacê" age apenas na eliminação do mosquito adulto e que a população deve continuar atenta nas ações de eliminação dos possíveis criadouros de larvas do mosquito. "A aplicação da borrifação é uma ação emergencial, voltada para quando há uma população excessiva de mosquitos", explica Lara Betânia ao reforçar que os veículos de aplicação do UBV são cedidos pelo Governo do Estado, bem como o inseticida.