O programa Cultura Viva Tocantins, lançado no início deste mês, segue com uma robusta programação voltada ao fortalecimento da Rede Estadual de Pontos de Cultura, com encontros, escutatórias públicas e mobilizações territoriais. A iniciativa é conduzida pela Comsaúde – Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação, por meio do Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Tocantins e diversas entidades e coletivos culturais do estado.
O coordenador geral do Pontão, Marcio Bello, afirma que a construção de uma política cultural sólida se faz “a partir do território, com escuta e articulação. Este movimento é fundamental para que a cultura de base comunitária seja, de fato, reconhecida como política de Estado no Tocantins”. Além dos eventos presenciais, a cartilha interativa e a campanha online fortalecem o engajamento digital e a participação ampla da comunidade cultural.
O produtor executivo Erval Benmuyal destaca que a proposta não se resume ao mapeamento técnico dos Pontos de Cultura. “Estamos criando um ambiente de escuta ativa e construção coletiva. Cada encontro é uma celebração da diversidade cultural do Tocantins e uma oportunidade de reconhecimento dos saberes populares que transformam territórios”, afirma.
A agenda inclui atividades em várias regiões do estado, buscando integrar os diferentes agentes culturais e fomentar a regulamentação da Lei Cultura Viva em níveis municipal e estadual.
Cartilha
Em simultâneo ao início da campanha de mapeamento, será lançada a Cartilha Interativa “Mapeando a Cultura Viva Tocantins”, desenvolvida pela equipe do Pontão Estadual Cultura Viva, que traz explicações objetivas sobre Pontinhos, Pontos e Pontões de Cultura, Mestres e Mestras, Agentes Cultura Viva, Territórios Culturais e Cultura de Base Comunitária; espaços interativos para anotações e inserção de logos dos parceiros; e QR Codes e links diretos para formulários, vídeos e redes sociais. A cartilha será apresentada durante a live de lançamento (23/04, quarta-feira próxima às 16h30) e ficará disponível para downloads.
Programa
A realização é da Comsaúde por meio do Pontão Estadual de Cultura Viva Tambores do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Tocantins, a Plataforma Colaborativas.Net e o GT Tocantins de Pontos de Cultura, que lançam a programação estratégica de diagnóstico, mapeamento, mobilização e articulação da Rede Estadual de Pontos de Cultura do Tocantins. A ação vai ser desenvolvida entre abril a junho, contando ainda com o apoio das secretarias estadual e municipais de Cultura, de Igualdade Racial e de Juventude, além de apoio do Comitê Estadual de Cultura, do Coletivo Somos Tocantins e das prefeituras de Mateiros, Araguaína e Gurupi.
Cultura Viva
O Cultura Viva é um programa gerido de forma compartilhada com ampla participação da sociedade civil, por meio da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e em parceria com estados, municípios e outras instituições, como escolas e universidades. Desde a sanção da Lei nº 13.018/2014, que instituiu a Política Nacional de Cultura Viva, o programa já reconheceu e apoiou mais de 6.000 Pontos de Cultura em todos os estados e no Distrito Federal.
Nos dias 16 e 17 de maio, o Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Tocantins, articulado pelo Encontro TEIA Cultura Viva do Tocantins, reunirá representantes de todos os Pontos, Pontões, Pontinhos, mestres, mestras e agentes para compartilhar resultados do diagnóstico, planejar ações futuras e consolidar a rede estadual como protagonista na política cultural.
Confira os próximos eventos da programação:
• 22/04 (terça, 09h) – Escutatória Pública da Lei Cultura Viva Municipal, em Taquaruçu, com a presença de representantes do setor cultural, juventude, igualdade racial e autoridades públicas. Local: Casa do Artesão – Ponto de Cultura.
• 23/04 (quarta, 16h30) – Lançamento da Cartilha Interativa “Cultura Viva Tocantins” e da campanha virtual de mapeamento (live em YouTube.com/Comsaude).
• 26/04 (sábado) – Encontro Regional em Mateiros, envolvendo comunidades do Jalapão e valorizando suas expressões tradicionais.
• 06/05 – Encontro Regional em Gurupi, com foco nos coletivos e agentes do sul do estado.
• 08/05 – Encontro Regional em Araguaína, articulando Pontos de Cultura do norte tocantinense.
• 15/05 (quinta, manhã e tarde) – Escutatória Cultural pelo Brasil, com a presença da secretária Márcia Rollemberg, do Ministério da Cultura, discutindo a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares.
• 16/05 – Audiência Pública da Lei Cultura Viva Municipal em Palmas e visita ao Pavilhão da Cultura na Agrotins (horário a confirmar).
• 17/05 (sábado) – Culminância da programação com o Fórum Estadual de Pontos de Cultura e o Encontro TEIA Cultura Viva Tocantins, reunindo toda a rede para o compartilhamento de diagnósticos e planejamento de ações futuras.