Fonte:
A tradução do nome do aplicativo do inglês para o português já nos traz o prenuncio que algo pode não ir bem com os jovens no uso dessa tecnologia.
Embora o Discord seja uma plataforma popular e útil para se relacionar com outras pessoas, é importante estar ciente dos possíveis riscos associados ao uso inadequado ou abusivo da plataforma. Alguns exemplos de dinâmicas de relacionamento perigosas que podem ocorrer no Discord incluem:
- Cyberbullying: O Discord, como qualquer plataforma online, pode ser usado para praticar cyberbullying. Isso pode envolver assédio, insultos, ameaças, disseminação de boatos prejudiciais e outras formas de comportamento intimidador. O cyberbullying pode ter efeitos graves na saúde mental e emocional dos jovens, e é importante que os pais, responsáveis e moderadores estejam vigilantes para evitar essa situação.
- Grooming: O grooming é um comportamento predatório em que um adulto busca estabelecer uma relação de confiança com um jovem com o objetivo de abusar sexualmente dele. O Discord pode ser usado por agressores para iniciar e desenvolver essas interações. É importante que os jovens sejam educados sobre os riscos do grooming e saibam como identificar comportamentos suspeitos e denunciá-los às autoridades competentes.
- Compartilhamento inapropriado de conteúdo: O Discord permite o compartilhamento de imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo. Alguns grupos ou indivíduos podem compartilhar material sexualmente explícito ou inadequado, que pode ser prejudicial para os jovens. É importante que os moderadores de servidores estejam atentos a esse tipo de comportamento e tomem medidas para evitar e denunciar o compartilhamento de conteúdo inapropriado.
- Engajamento com comunidades extremistas: Infelizmente, algumas comunidades extremistas podem se formar no Discord. Jovens podem ser atraídos para esses grupos e expostos a ideologias perigosas e prejudiciais. É fundamental que os pais e responsáveis estejam cientes das atividades online de seus filhos e tenham conversas abertas sobre o extremismo e o discurso de ódio.