Governo do Tocantins investe mais de R$ 2,6 bilhões em ampliação de unidades e serviços de saúde em 2024

Investimentos permitiram entrega de obras, realização de cirurgias eletivas, valorização de profissionais e fortalecimento dos municípios

Fonte:

Com o objetivo de promover atendimento de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins investiu, em 2024, mais de R$ 2,6 bilhões na ampliação de unidades hospitalares, na valorização dos trabalhadores, na contratação de especialistas, no bem-estar para as pessoas com deficiência, na ampliação de serviços e no fortalecimento dos municípios. As ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) garantiram acesso a mais de 90% dos tocantinenses, que são dependentes da saúde pública.

“Nosso objetivo é que a população seja acolhida em ambiente adequado para a boa recuperação da saúde, com uma equipe bem preparada e valorizada, que possa prestar toda a assistência necessária. Por isso, seguimos investindo no fortalecimento, principalmente, dos nossos hospitais, que são onde as pessoas são acolhidas em momentos de fragilidade”, afirma o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destaca o empenho e o compromisso dos servidores para contemplar a comunidade com serviços de saúde de qualidade. “Neste ano, os mais de 14 mil servidores da SES se dedicaram para garantir uma saúde de qualidade à população tocantinense. Isso foi refletido nos números de entregas de equipamentos, obras e serviços que transformaram a vida de quem procurou uma das nossas unidades. Para 2025, o empenho será o mesmo, para continuarmos levando o que nos determina o governador Wanderlei Barbosa: saúde de qualidade, com dignidade e celeridade”, pontua o secretário.

Entre as entregas citadas pelo gestor estão as realizadas pela Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD/SES-TO), que retomou o serviço de próteses e órteses aos pacientes atendidos nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCERs) localizados em Palmas, Araguaína, Colinas e Porto Nacional. Foram entregues 1.058 aparelhos auditivos; 170 órteses e próteses; 317 cadeiras de rodas para banho e mais de 38 mil bolsas de colostomia, urostomia, ileostomia e adjuvantes.

Pensando nas pessoas com deficiência, o Governo do Tocantins instituiu a utilização do Cordão de Girassol como forma de disseminar acolhimento e respeito aos familiares e às pessoas com deficiências ocultas; realizou o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, que deu visibilidade ao público que precisa de atendimento e atenção dentro e fora da rede SUS; e ofertou, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos profissionais de saúde.

Nos atendimentos, os números são expressivos, como a realização de 15.748 cirurgias eletivas de janeiro a novembro. “Foi uma vitória. Tenho comorbidades, pressão alta e diabetes, então com a cirurgia bariátrica pude sanar um pouco esses problemas de saúde, que vieram com ela. Graças a Deus, tudo ocorreu bem e já estou em minha rotina de acompanhamento e vida normal”, afirma Jocélia Conrado de Sousa, paciente que realizou a cirurgia bariátrica no Hospital Regional de Araguaína (HRA), com a retomada do serviço em 2024.

A SES/TO implantou ainda serviços como o Ambulatório de Medicina Capilar; realizou pela primeira vez um Tavi (Transcateter Aortic Valve Implantation), que consiste na colocação de uma prótese na válvula aórtica do coração por meio de um cateter; implantou o atendimento ambulatorial direcionado para pacientes pediátricos traqueostomizados; e fez cirurgia para correção de hérnia diafragmática por videotoracoscopia em um bebê de dois meses, no Hospital Geral de Palmas (HGP).  

Também pela primeira vez, foram realizadas as primeiras cirurgias de videolaparoscopia nos hospitais regionais de Paraíso (HRPT) e Miracema (HRM); o primeiro mutirão de cirurgias eletivas de Nefrolitotomia Percutânea no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG); e a primeira captação de globo ocular para transplante de córneas no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

As ampliações de procedimentos foram complementadas na rede particular, com a contração dos serviços especializados em atenção obstétrica e neonatal; e assistência em parto cesariano, no Hospital Santa Tereza, em Palmas.

Fortalecimento da rede própria

Foram mais de 15 mil equipamentos e mobiliários hospitalares entregues a todas as unidades geridas pela SES/TO: aparelhos de broncoscopia e de ultrassom; 110 bombas de infusão para medicação; arcos cirúrgicos; perfuradores pneumáticos; reanimadores pulmonares; incubadoras; berços aquecidos; equipamentos de fototerapia; Babys Puffs; monitores multiparamétricos; raio-x panorâmicos e fixos; camas; poltronas; cadeiras de rodas e mesas de cabeceiras, dentre outros.

O governador Wanderlei Barbosa entregou 18 novos leitos no Hospital Regional de Araguaína, especificamente para pacientes das cirurgias eletivas e o espaço específico para a hemodiálise; a ala administrativa do pronto-socorro adulto; sala de hemodinâmica; 11 leitos na Unidade de Cuidado Agudo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e nove leitos de Cuidados Intensivos pós-cirúrgicos, além de uma cozinha totalmente equipada, bem como da readequação de 56 leitos gerais no HGP.

Os investimentos também foram destinados ao Hospital Regional de Paraíso, que teve a fachada revitalizada; ao Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) em Palmas, com a revitalização da fachada, pronto-socorro e Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis); ao Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), em Porto Nacional, com nova fachada, pronto-socorro, Savis e pré-parto; às revitalizações das alas pediátricas dos hospitais regionais de Dianópolis e Araguaína e ao funcionamento da Casa da Gestante em Augustinópolis, que acolhe pacientes que residem em outros municípios.

Valorização dos trabalhadores

Os investimentos e os incentivos também são voltados aos servidores com ações estratégicas, como a  realização da  2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (2ª Cegtes); a 1ª Oficina FortaleceSES;  a institucionalização da ampliação da indenização dos procedimentos referentes ao PAG Cirúrgico; o aumento da remuneração pelos plantões extraordinários nas unidades hospitalares e Hemorrede; a  atualização  dos valores da Indenização por Procedimentos Obstétricos (IPO) às equipes médicas que realizam partos nos hospitais e nas maternidades.

A SES/TO realizou chamamentos públicos para ampliação do número de contratos de médicos com Registro de Qualificação de Especialidade (DQE), para suprir as escalas e também ampliar os serviços já ofertados nas unidades. Em 2024, já foram contratados 61 novos profissionais especialistas.

 Humanização

As equipes valorizadas são responsáveis pelo atendimento humanizado à população usuária do SUS, a exemplo do projeto Touquinha do Bebê: Aconchego e Amor, no Hospital Regional de Gurupi, onde todos os bebês, logo após o nascimento, são presenteados com uma touquinha personalizada; a visita de pets de estimação no Hospital Geral de Palmas; festas temáticas em todas as unidades, em datas como dia das crianças, das mães e dos pais, Natal, Páscoa e momentos de relaxamento com massagens, terapias e cuidados estéticos nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Palmas e Araguaína (Unacons).

Dados da Central de Transplante do Tocantins (Cetto) apontam que foram realizadas sete doações de múltiplos órgãos em 2024. Na Hemorrede Tocantins, foram coletadas 23.055 bolsas de sangue.

Vigilância em saúde

O Tocantins realizou o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, com objetivo de conscientizar a população sobre ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti; o Dia S de combate ao sarampo e à rubéola, em residências, creches, escolas, instituições, entre outros, para verificarem pacientes com suspeita das doenças; o Fórum de Vigilância das Arboviroses: Estratégias integradas para o enfrentamento de emergência em saúde pública, para discutir sobre o cenário epidemiológico e entomológico das arboviroses urbanas como a chikungunya, dengue e zika; e realizou a estratégia de vacinação contra a dengue.

A SES-TO também lançou o livro Saúde Tocantins 2023: uma análise de situação de saúde com foco nas doenças negligenciadas. A obra inovadora é um instrumento institucional e periódico com os objetivos de produzir e divulgar análises sobre a situação de saúde do estado do Tocantins. Produzido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o livro foi publicado com a colaboração de técnicos da Escola Tocantinense do SUS Doutor Gismar Gomes (Etsus-TO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os interessados podem acessar o material pelo link https://www.to.gov.br/saude/livro-saude-tocantins-2023/2hr8fh66959l ou na biblioteca virtual em saúde, https://pesquisa.bvsalud.org/conass/ .

Saúde Digital

Em 2024, o Tocantins aderiu 100% aos SUS Digital, do Ministério da Saúde (MS), e sediou a Oficina Técnica de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e a Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde e Plataformas SUS Digital. O estado foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como o que mais cresce no quesito e foi indicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para participar do projeto-piloto em saúde digital do órgão. O Governo do Estado avançou na implantação do prontuário eletrônico na Unacon de Araguaína; no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas; e nos hospitais regionais de Alvorada, Araguaçu, Dianópolis, Arraias e Gurupi. 

O Hospital Regional de Paraíso passou a realizar atendimentos via telemedicina, com o suporte do Hospital Albert Einstein. “Foi um grande avanço para a nossa unidade que pode oferecer avaliação de especialistas renomados que, juntamente, com nossa equipe técnica, aprimoraram os diagnósticos com mais precisão”, afirma o diretor-geral Diego Segger.

Políticas de Saúde

Com objetivo de promover assistência odontológica com qualidade para os usuários do SUS, a Secretaria de Estado da Saúde instituiu a Política Estadual de Saúde Bucal do Tocantins (PESB-TO), com definição de diretrizes e estratégias em odontologia; a Política Estadual de Combate à Obesidade Infantil no Estado do Tocantins, com objetivo de promover projetos e ações eficazes para a promoção da alimentação e nutrição adequadas; e a Política Estadual de Acompanhamento Pré-Natal e Pós-Parto no Caso de Gestante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de proporcionar uma atenção e cuidado diferenciado a essas mulheres.

Também foi instituída a Semana Estadual de Conscientização e Prevenção ao Câncer, toda a segunda semana do mês de abril, para intensificar o trabalho de prevenção, combate, riscos, causas e formas de tratamento. Além disso, é assegurado o atendimento preferencial aos doadores de sangue de medula óssea em estabelecimentos comerciais, supermercados, eventos culturais, bancos e lotéricas.

 Repasse aos municípios

Dentro da política de fortalecimento dos municípios, o Governo do Tocantins tem mantido em dia todos os repasses do Fundo Estadual de Saúde aos 139 fundos municipais de saúde tocantinenses, com mais de R$ 48 milhões pagos em 2024. Os valores repassados pelo Governo do Tocantins aos municípios são referentes à manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); à manutenção dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs); aos medicamentos destinados à saúde mental; à Assistência Farmacêutica Básica; e à manutenção dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).