Maio Amarelo: Colégio Estadual Dr. Abner Araújo promove palestra sobre segurança no trânsito

Movimento global busca a conscientização popular sobre os comportamentos individuais e coletivos para um trânsito seguro

Fonte:

Conscientização para a vida foi o tema da palestra realizada pelo Colégio Estadual Dr. Abner Araújo, de Almas, em alusão ao movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. A ação aconteceu na última quinta-feira, 16, e contou com a presença da comunidade escolar e parceiros da iniciativa privada e da Polícia Militar.

A palestra abordou a importância do respeito às leis de trânsito, o uso correto dos equipamentos de segurança, os riscos do consumo de álcool e drogas ao dirigir, dentre outros comportamentos que impactam na segurança do trânsito. Foram distribuídos panfletos informativos contendo dicas práticas e estatísticas relevantes sobre segurança no trânsito.

“Buscamos não apenas informar, mas também inspirar mudanças de comportamento que contribuam para a construção de um trânsito mais seguro e responsável em nossa comunidade”, enfatizou a diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso.

Walner Pereira Maximo, sargento do 11º Batalhão de Polícia Militar, de Dianópolis, destacou que a participação popular é de extrema importância para o sucesso das ações do Maio Amarelo. “Nossa intenção é fazer com que a população compreenda que a lei precisa ser respeitada para salvarmos vidas, tendo em vista que os erros cometidos no trânsito podem trazer consequências graves para a sociedade”, reforçou.

Para Nivardo Neto Cardoso de Freitas, estudante da 2ª série do ensino médio, o momento organizado pela escola auxilia na conscientização dos educandos com relação ao trânsito seguro.  “Pude compreender melhor os riscos associados a comportamentos imprudentes como dirigir sob o efeito de álcool ou sem usar o cinto de segurança. Os exemplos e histórias compartilhadas pelos palestrantes, juntamente com os dados estatísticos apresentados, nos fizeram perceber a gravidade da situação e a necessidade urgente de mudanças”, relatou.