Fonte:
Medida foi tomada tendo em vista uma melhor experiência de navegação para os usuários da plataforma
A plataforma Mapa Cultural do Tocantins está operando em um novo endereço eletrônico: http://mapa.cultural.to.gov.br/. O antigo endereço foi redirecionado para a plataforma de inscrições nos editais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), tendo em vista a alta demanda no número de acessos e visando uma melhor experiência para os usuários. É importante frisar que para concorrer aos editais da LPG não é necessário ter cadastro no Mapa.
O Mapa Cultural é um instrumento utilizado em todo o país para mapeamento e geração de indicadores sobre o setor da cultura. Ele promove a participação pública e confere visibilidade a eventos artísticos e culturais realizados por agentes locais, além da democratização do acesso às políticas culturais promovidas pelo Estado do Tocantins.
Todos os dados hospedados no endereço anterior permanecem intactos, sem quaisquer perdas de informação. Agentes culturais já cadastrados na plataforma podem acessar seus perfis normalmente. Interessados em realizar o cadastro podem criar suas contas preenchendo os campos exigidos no site, como nome, CPF e endereço de e-mail.
Atualmente o Mapa Cultural do Tocantins possui mais de 2.300 agentes, além de quase 80 espaços cadastrados. Ao entrar na plataforma, artistas, produtores e fazedores de cultura em geral podem colaborar na gestão do segmento no Estado, adicionando suas próprias informações e montando o seu perfil, de forma a criar uma rede de pessoas envolvidas com a cena cultural local.
Grupos, bandas, coletivos, instituições, empresas, dentre outras iniciativas do setor da cultura tocantinense, podem contribuir com a iniciativa e preencher essas informações, tornando-se parte dos indicadores gerados a partir delas e ficando por dentro de todas as oportunidades.