Oportunidades do mercado de games é tema de live para estudantes promovida pela Seduc e Saga Digital

Fonte:

Durante a live, os estudantes conheceram uma gama de profissões possíveis no mundo dos games

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Cerca de 100 estudantes do ensino médio de diversas regiões do Tocantins participaram da live "Mercado de Games", promovida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a empresa Saga Digital, nesta quinta-feira, 27. O objetivo do evento on-line, realizado pela plataforma Google Meet, é despertar o interesse dos alunos pelas profissões do mercado de jogos digitais.

A palestra organizada pela Superintendência de Educação Científica, Profissional e tecnológica da Seduc, foi conduzida pelo supervisor da Saga Digital, Gilson Ferraz, que apresentou as profissões desse segmento promissor no Brasil e em outros países.

"A criatividade dos estudantes brasileiros é incrível, e o mercado mundial tem reconhecido isso e buscado os profissionais brasileiros. Já vemos aqui no Tocantins um potencial gigantesco, por isso a importância do direcionamento profissional na área da arte de games, que vale tanto para quem já possui uma habilidade para o desenho, quanto para quem se interessa em desenvolver essas habilidades", enfatizou.

Segundo o gerente de Tecnologias e Mídias da Seduc, Erick Góes, a participação superou as expectativas da organização do evento. "Não só atingimos o limite máximo de alunos na sala, mas tivemos também uma interação muito boa dos participantes. Além de conhecer com mais profundidade as possibilidades de trabalho a partir dos games, eles puderam sanar dúvidas sobre como funciona essa indústria e sobre as oficinas gratuitas que estão sendo ofertadas pela Seduc e a Saga", destacou.

A Saga é uma escola de computação gráfica e games, com matriz em São Paulo e plataforma em diversos estados, com o projeto social ‘Apoio Saga na Educação’. O acordo entre Seduc e Saga foi firmado no último dia 23, com vigência de um ano para a oferta de cursos on-line gratuitos.

O diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unitins, Silvano Maneck Malfatt, também participou da live e ressaltou a relevância dos profissionais da programação artística no processo de criação dos jogos. "A programação dá a vida para os games, mas são os desenvolvedores da área de artes que trabalham os personagens, os efeitos, são habilidades distintas e que se complementam para chegar ao resultado final. Muito bacana essa parceria da Seduc e a Saga que os alunos devem aproveitar", frisou.

Impressões

Gabriel Tavares dos Santos, aluno da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapirantins, participou do encontro e revelou que tem pretensão de ingressar no ramo dos jogos. "Eu sonho em seguir a carreira no desenvolvimento de games e essa live foi muito esclarecedora e inspiradora para mim", afirmou.

"Foi realmente muito bacana ter acesso a todo esse conteúdo. Agora precisamos sair da nossa zona de conforto, estudar e buscar as nossas oportunidades", complementou o também estudante, Nadym Rodrigues.

O professor Saulo Oliveira, do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho (CEM Arizinho), enfatizou que ações desta natureza colaboram para motivar e orientar os estudantes quanto à carreira profissional. "Essa parceria nos dá condições de fomentar e auxiliar esse aluno que se interessa pela área de jogos", afirmou.

Cursos gratuitos e certificados

Erick revelou que, por meio da parceria, diversos cursos gratuitos já estão disponíveis. "Temos dois tipos de oferta: Photoshop, Game e Animação, que são oficinas exclusivas para os alunos do ensino médio da rede estadual; e os demais cursos, também gratuitos, que são abertos para a comunidade em geral que tenha interesse", esclareceu.

Serão ofertadas, inicialmente, quatro oficinas on-line para o público: Fundamentos Artísticos, Pintura Digital, Concept Art de Personagens, Games e Tecnologia. Todos os cursistas receberão certificados.

O acesso é feito pelo site digital.saga.art.br. Após o cadastro é necessário informar o código de acesso para os cursistas do Tocantins: SAGATO.