Todo mundo está careca de saber que refrigerante engorda e não faz bem à saúde (mesmos as versões zero ou diet tem muita química). O problema é que para alguns de nós, nada substitui a sensação refrescante do gás carbônico e o sabor adocicado da famigerada bebida com a qual nos relacionamos desde a infância.
[caption id="attachment_805" align="alignleft" width="189"] Maçã verde, amora e limão siciliano são alguns dos sabores[/caption]
Daí entra a soda italiana, a versão mais simples envolve tão somente xarope de frutas e água com gás, é bem menos calórica e química que os refrigerantes, além do mais é bem mais saborosa! Existe uma variedade enorme de xaropes de inúmeros sabores e marcas. É fácil de fazer em casa e você pode dar uma personalizada, acrescentando chá gelado de frutas ou hortelã e até umas folhas de manjericão.
Para os adeptos mais radicais da dieta saudável existem receitas sem xarope, onde vai suco de limão e cenoura ou beterraba (segue a receita no final da matéria)
A soda italiana tem outra vantagem: dá um toque de sofisticação quando você recebe alguma visita em casa e precisar servir um refresco.
Fica ai a dica, a propósito: aqui em Palmas alguns sabores de xarope podem ser encontrados no supermercado DUDA e no Extra.
Não quer usar xarope? Use cenoura ou beterraba: