Tocantins reduz 40% da área queimada, 25% dos focos de calor e cai para a sétima posição no ranking nacional de queimadas em 2023

​Os resultados sobre o trabalho de prevenção e controle de queimadas no Tocantins em 2023 serão apresentados pela Defesa Civil Estadual na próxima quarta-feira, 22

Fonte:

Na próxima quarta-feira, 22, a Defesa Civil Estadual vai apresentar o relatório final das atividades desenvolvidas pelos órgãos parceiros do Comitê Estadual do Fogo, ao longo de 2023. O evento será realizado no Auditório do palácio Araguaia, Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, às 10h. Na oportunidade também será realizada a abertura do I Seminário Estadual Sobre Manejo Integrado do Fogo, idealizado pela Defesa Civil Estadual, CBMTO, Naturatins e SEMARH, apoiados pelo WWF.

Demonstrando estabilidade no enfrentamento às queimadas, Tocantins reduziu 40% da área queimada, 25% dos focos de calor e caiu para a sétima posição no ranking nacional de queimadas em 2023. O relatório trará os resultados das ações de prevenção, controle e combate às queimadas e incêndios florestais, além das ações de fiscalização realizadas ao longo do ano. 

O Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais contou com 28 instituições e tem a sua Coordenação Geral feita pelo Comando de Ações de Defesa Civil (Codec). 

As ações, em 2023, iniciaram em março, com a reunião de abertura e aprovação do plano de ação e se estenderam até o final do período de estiagem, quando inicia o período de chuvas, e cessam as ocorrências de incêndios florestais.

I Seminário Estadual sobre Manejo Integrado do Fogo - O evento é destinado aos agentes das instituições que compõem o Comitê do Fogo e demais órgãos estaduais ou municipais que atuam na prevenção e combate aos incêndios florestais, pois destaca as ações do comitê no ano de 2023, bem como, apresentará resultados relativos à prática do Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Estado do Tocantins e a experiência do Estado do Mato Grosso do Sul na implementação e regulamentação MIF.