Para incentivar o contato com a natureza e conscientizar a população sobre a importância da preservação das Unidades de Conservação (UCs), o Parque Estadual do Lajeado (PEL), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu neste domingo, 21, uma série de atividades como parte da campanha Um Dia no Parque. Na ocasião, mais de 20 visitantes participaram de uma programação diversificada, incluindo a realização de bingos, passeio pela trilha do Cerradão e visitas às cachoeiras do Mirante, das Raízes, do Pau-Ferro e Três Quedas.
O evento, que ocorreu simultaneamente em diversas UCs do país, está em sua 7ª edição. Neste ano, a campanha trouxe o tema "Natureza para todas as pessoas" e contou pelo terceiro ano consecutivo com a participação do PEL. "Nós preparamos uma programação diferenciada para mostrar aos nossos visitantes que somos parte da natureza, despertando assim, a consciência de valorização e preservação da nossa biodiversidade", destacou o supervisor do Parque, Lyon Cardoso.
O evento contou com a participação de pessoas de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes, permitindo que toda a família se envolvesse nas atividades propostas. Assim, todos puderam desfrutar de momentos de lazer e conexão com a natureza, aprendendo e se divertindo juntos.
A guarda-parque Marina Morena destacou que envolver o público infantil e juvenil em eventos como esse é fundamental para cultivar desde cedo o senso de responsabilidade ambiental. “A participação das crianças e adolescentes foi essencial para o evento, pois ofereceu uma oportunidade valiosa de educá-los sobre a preservação ambiental. Esse envolvimento não só promoveu a conscientização sobre a natureza, mas também ajudou a desenvolver um senso de responsabilidade e valorização ambiental, garantindo que a mensagem de conservação alcance e inspire as futuras gerações”, ressaltou.
A estudante de 12 anos, Lara Marques, trouxe uma energia contagiante ao evento. Com olhos curiosos e um espírito aventureiro, ela explorou as trilhas, visitou as cachoeiras, observou atentamente a paisagem ao seu redor e demonstrou um interesse genuíno em aprender sobre a natureza e a preservação ambiental. Sua participação não apenas evidenciou a paixão pela natureza, mas também refletiu o impacto positivo que a ação pode ter nas futuras gerações. “Um Dia no Parque foi uma verdadeira aventura para mim. Fiquei encantada com as trilhas, as cachoeiras e, especialmente, com tudo que aprendi sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Agora, me sinto mais consciente e responsável por preservar a natureza, e foi incrível poder vivenciar isso de forma tão divertida e educativa”, observou.
A designer de moda Kelly Luz aproveitou a oportunidade para agregar conhecimento sobre as plantas da região ao seu trabalho com tingimento sustentável. “Além de apreciar a natureza, vim com o objetivo de conhecer as plantas da região, especialmente aquelas com potencial tintório. Acredito que isso se alinha perfeitamente com minha área de atuação. Estou muito feliz e me senti extremamente bem recebida por toda a equipe”, afirmou.
Os passeios foram guiados pela brigadista florestal Lucimária Barbosa, pelo supervisor do PEL, Lyon Cardoso, pela servidora Kátia Wiliane e pela guarda-parque, Marina Morena. “Estamos muito felizes em mobilizar a comunidade para passar esse dia diferente aqui no Parque. Acredito que nosso objetivo de reforçar a importância de preservação das nossas UCs foi alcançado”, concluiu a guarda-parque.