O Natal dos pacientes renais atendidos pela Fundação Pró-Rim será mais doce este ano. Graças ao sucesso da campanha Natal Solidário, a instituição atingiu sua meta máxima de arrecadação: 1.600 panetones. Os presentes já estão sendo distribuídos nas unidades de Santa Catarina e do Tocantins, levando mais que o alimento, mas um gesto de carinho e acolhimento da comunidade, das empresas parceiras e da instituição, para quem enfrenta o tratamento de saúde.
As entregas no Tocantins tiveram início na segunda-feira, 22/12, e seguem um cronograma intenso para garantir que todos os pacientes recebam o carinho da instituição. Em Palmas, a distribuição contempla os quatro turnos de atendimento, enquanto em Gurupi, as entregas ocorrem nos três turnos de pacientes. A ação termina na noite de hoje, 23/12.
Maycon Truppel, presidente da Fundação Pró-Rim explica que a mobilização social foi essencial para que a instituição pudesse alcançar a meta e contribuir para promover o bem-estar e a alegria dos pacientes nesse momento tão especial.
"Agradecemos aos voluntários e doadores por atenderem o nosso chamado em prol de promover um Natal de cuidado e atenção aos nossos pacientes. Com a ajuda de vocês, transformamos o Natal nessas famílias. Obrigado a cada um de vocês ", ressaltou o presidente da Fundação Pró-Rim.
Dignidade e carinho na rotina de tratamento
Para os cerca de 500 pacientes atendidos nas unidades do Estado, o gesto vai além do alimento. Significa receber o carinho da instituição e da comunidade em uma rotina de hemodiálise tão desafiadora. Esses pacientes fazem sessões de várias horas, três vezes por semana. É o caso de José Frazão, paciente em Palmas, que viu sua vida mudar drasticamente com o tratamento.
"Encarei com naturalidade. A minha família se sentiu abalada, mas eu não. Estou bem amparado. Os técnicos são de responsabilidade muito grande", conta o paciente, que agora recebe, junto com o tratamento, esse símbolo de acolhimento natalino”, comentou.
A campanha, idealizada pelo Voluntariado Pró-Rim sob a liderança da presidente Sonia Vieira, priorizou nesta edição a qualidade dos produtos. O objetivo foi oferecer não apenas um presente, mas um símbolo de dignidade e valorização para quem enfrenta a luta diária contra a doença renal.









