Alterações no humor, crises de ansiedade, insônia, irritabilidade e até falhas de memória podem não estar apenas ligadas a fatores emocionais, mas também ao desequilíbrio hormonal. De acordo com a endocrinologista Renata Maksoud Bussuan, professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Endocrinologia da Afya Educação Médica Palmas, os hormônios atuam como reguladores do cérebro e têm impacto direto sobre o bem-estar mental.
“Eles influenciam neurotransmissores como serotonina e dopamina, que estão relacionados à motivação, à alegria e ao equilíbrio emocional. Pequenas alterações hormonais já podem desencadear sintomas importantes, como ansiedade, depressão ou irritabilidade”, explica a médica.
Hormônios que afetam o humor
Entre os hormônios mais ligados ao estado emocional estão o cortisol, o hormônio do estresse, que em excesso pode causar ansiedade, insônia e dificuldade de memória. A tireoide (T3 e T4), que quando em desequilíbrio pode provocar fadiga, tristeza profunda ou agitação. A insulina, que regula a glicose no sangue, oscilações provocam cansaço e irritabilidade. O estrogênio e a progesterona, fundamentais para o bem-estar feminino, cujo desequilíbrio gera sintomas como irritabilidade, depressão e ansiedade, principalmente no período pré-menstrual e na menopausa. A testosterona, que em níveis baixos pode causar falta de energia, desânimo, queda de libido e alterações de humor em homens.
Mapeamento hormonal: quando fazer?
Segundo a endocrinologista, o chamado “mapeamento hormonal” não deve ser feito de forma indiscriminada. Ele deve ser solicitado apenas após avaliação médica, levando em conta sintomas e fatores de risco de cada paciente. “O acompanhamento com endocrinologista é fundamental para identificar desequilíbrios de forma correta. Assim, evitamos tanto diagnósticos equivocados quanto tratamentos desnecessários”, alerta a Dra. Renata.
A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória. “O endocrinologista é um aliado não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. Procurar avaliação médica quando surgem sintomas persistentes é fundamental para garantir equilíbrio em todas as fases da vida”, conclui a médica.
Contribuindo para a formação dos novos profissionais
Com foco na formação de profissionais que possam suprir a carência de médicos especialistas em endocrinologia, a Afya Educação Médica Palmas está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação nesta especialidade médica.
O objetivo é incentivar a qualificação destes profissionais para que façam a diferença na vida de milhares de pessoas que precisam de atendimento especializado.
Os interessados em obter mais informações podem ligar para os telefones: (63) 99919-3184 - (63) 97400-4528 ou acessar o site da instituição: Afya Educação Médica - Palmas - TO










