Com cinco episódios e já na segunda temporada, a Black Music Tour é uma websérie contemplada pelo edital Audiovisual Tocantins, lançado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo, O projeto será lançado nesta terça-feira, 17, às 20h, no Cine Sesc, em Palmas. A entrada é gratuita e a organização incentiva o público a exercer a solidariedade com a doação de 1kg de alimento não perecível ou um livro para doar ao projeto social Comitiva Esperança, que apoia famílias da região da Capadócia na capital.
Com aporte de R$ 50.000,00, a iniciativa explora paisagens, pontos turísticos e espaços históricos do Tocantins enquanto celebra a música autoral de artistas tocantinenses da nova geração de Black Music. Na estreia, a websérie será exibida em formato de curta-metragem. O material ficará disponível no Youtube, bem como a versão para Pessoas com Deficiência (PCDs), com todos os episódios em um único vídeo.
O proponente Carvalho Samuel explica que cada episódio tem diferentes características, sonoridades e paisagens. “A primeira temporada buscava impulsionar artistas da nova geração tocantinense, da música tocantinense, da Black Music, artistas pretos que tocam diversos estilos diferentes, diversos estilos musicais e mostrar essas músicas autorais nas paisagens do Tocantins. Já a segunda temporada manteve a mesma abordagem de ser um material de divulgação turística e cultural. Então, é um material que tem esse intuito de atingir duas frentes simultaneamente e produzir com muita qualidade para artistas emergentes e artistas consagrados, com composições próprias”, comentou.
A terceira temporada do projeto, que buscará descentralizar e abranger mais paisagens do estado, foi inscrita pelo proponente em edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), também lançado pela Secult, que teve resultado final divulgado no último dia 10.
Sobre o proponente
Samuel Silva Carvalho é artista, músico, compositor e produtor cultural. Representante da Norte Acústico, um coletivo e produtora cultural e audiovisual de Palmas. Desde 2017, as atividades são voltadas ao fortalecimento da cultura local e regional no âmbito da música regional/autoral da capital, promovendo eventos e materiais para impulsionar artistas independentes.
Ficha técnica:
Boomerang Filmes - Filmagem e Captação de Vídeo
Luan Crispim - Coordenador de Acessibilidade e tradução em libras do material produzido p/ material alternativo com acessibilidade para PCDS
Norte Acústico Estúdio - Produção Executiva, captação de áudio, edição, contratação e curadoria dos artistas, narrador, áudio descrição, roteiro e divulgação do material produzido.
Iury Grooveman - Sound Design
Wellis Raik - Designer e Id Visual do Projeto
Fred Garibalde Mateus - Mix e Master de Livessessions e Narração
Artistas Locais - Apresentações de Livessessions
Millena Silva Cruz - Narradora e Audio Descrição dos Episódios p/ material alternativo com acessibilidade para PCDS
Tallyta Teixeira - Interprete