Hip Hop na Escola: saiba mais sobre o projeto que leva a arte do movimento para o ambiente escolar

Idealizado pela Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins (APH2T), o objetivo é introduzir a cultura como meio de expressão artística aos jovens da Escola Estadual Beira Rio

Fonte:

Contemplado na categoria Linguagens Artísticas – Música do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), o projeto “Hip Hop na Escola”, como o próprio nome já sugere, leva a arte do movimento para o ambiente escolar. A ação, promovida pela Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins (APH2T), foi uma das contempladas no valor de R$ 15.000,00 no módulo I do certame e será realizada na Escola Estadual Beira Rio, no Distrito de Luzimangues, Porto Nacional, de forma totalmente gratuita.

Com realização prevista para o mês de agosto, o projeto promoverá quatro momentos principais: performance de Break; palestra; performance de grafite e apresentação de Rap e DJ. Esta última ação consistirá na execução ao vivo de dez músicas que abordam, de uma maneira crítica, temáticas contemporâneas relacionadas aos problemas sociais enfrentados pela periferia.

“O DJ é quem comandará as Pick-ups e os Toca Discos utilizados para executar as batidas do Rap, realizando os scratches e as mixagens das músicas. A performance de break consistirá em uma apresentação de dança com movimentos sincronizados próprios, realizados pelo corpo com uma variedade de passos. A performance de grafite consistirá na elaboração de uma arte visual com a temática do Hip Hop pintada em um mural da escola, já a palestra será ministrada por psicólogas e terá como temática a regulação emocional dos alunos, trabalhando uma estratégia saudável para o enfrentamento do estresse, ansiedade e depressão”, explica o proponente e presidente da APH2T, Michael Brankyn.

O objetivo do projeto é que os alunos conheçam a cultura Hip Hop e desenvolvam o espírito artístico, possibilitando aos jovens tocantinenses o acesso à cultura “que tem o poder de gerar conhecimento e o exercício do pensamento crítico, ajudando na construção da identidade desses jovens”, afirma Brankyn. A ação será filmada na íntegra e a gravação deverá ser disponibilizada no canal da APH2T para que jovens de outras escolas também tenham acesso.

Conheça a Equipe

Desde 2013, a Associação Portuense de Hip Hop no Tocantins foi instituída e reconhecida como entidade de utilidade pública em Porto Nacional. Sem fins lucrativos, é órgão de classe e representação do Movimento Cultural, Político e Social Hip Hop da Região Central do Estado. Composto por quatro elementos, o Hip Hop se divide em: Rap (música cantada pelo Mc), Break (Dança executada pelos B’boys e B’girls), DJ (Quem comanda o som) e o Grafite (Arte visual).