Em continuidade às ações da operação Hagnos, de combate aos crimes de violência contra crianças e adolescentes, na manhã desta quinta-feira, 21, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio de ação realizada pela 2ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis (DAV - Araguaína), deu comprimento a mandado de prisão em desfavor de um homem, de 73 anos, o qual possui condenação definitiva pela prática do crime de estupro de vulnerável.
A ação contou com apoio da equipe do Sistema Integrado de Operações (SIOP), sob o comando do diretor e delegado Anderson Casé.
O delegado Charles Arruda destacou que a operação que resultou na localização e captura do indivíduo, foi deflagrada quando os policiais civis da Unidade Especializada tomaram conhecimento da existência de um mandado de prisão, expedido pela Vara Especializada no Combate a Violência e Familiar contra a Mulher de Araguaína, contra o idoso.
Desse modo, as equipes policiais passaram a diligenciar e, na manhã de hoje, conseguiram localizar o paradeiro do indivíduo e efetuar a prisão do mesmo. Em seguida, ele foi conduzido à sede da 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil e logo após a adoção das medidas de praxe, recolhido à Unidade Penal Regional de Araguaína, onde deverá dar início ao cumprimento da pena a qual foi condenado.
Operação Hagnos
A ação está inserida no contexto da operação Hagnos, que visa combater os crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes em todos os municípios do Estado do Tocantins durante o mês de novembro. A operação Hagnos, que significa sagrado, em grego, é coordenada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e, no Estado do Tocantins, está a cargo da Secretaria da Segurança Pública, através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).
A operação Hagnos acontece de forma integrada e, no Estado do Tocantins reúne a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiro Militar, Guarda Metropolitana e Conselho Tutelar.